Teorema de Pitágoras - Plano de Aula

INTRODUÇÃO

Quando o professor conduz o aluno a uma situação de aprendizagem, esse deve articular seus pensamentos a buscar conceitos geométricos adquiridos e organizá-los para compreender novas informações. Segundo PCN’s, o aluno deve adquirir uma articulação entre o espaço físico, as figuras geométricas e as representações gráficas. Portanto, o aluno deve buscar uma relação dos conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores das atividades geométricas concretas e lúdicas realizadas e fazer comparações da representação do objeto e suas propriedades que os envolva, levando-os para o ciclo mais avançado. Assim, deixamos aqui o cuidado de validar um conhecimento matemático seguindo um mapa do plano de aula em espiral até o Teorema de Pitágoras. Apresentado no conteúdo do 9º ano/8ª série, organizamos as aulas da seguinte maneira:
Etapa 1: Problematização/Contextualização;
Etapa 2: Levantamento dos conhecimentos prévios e concepções espontâneas;
Etapa 3: Desenvolvimento Metodológico;
Etapa 4: Avaliação.
Com esse plano, atendemos a aprendizagem do aluno e a formação dos conceitos no ciclo II-9ºanos/8ªsérie do Ensino Fundamental. Ele também faz parte do Curso de Formação de Professores vinculados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender uma etapa do terceiro módulo: Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Matemática.

PLANO DE AULA

Sequência Didática Questão 32, ENEM 2006                                                              
Tema: Grandezas e Medidas/proporcionalidade.
Justificativas:
Há quem não veja a Matemática com bons olhos, mas quando se depara com  uma leitura e nela existem incógnitas, xaradas, problemas que só a Matemática pode resolver é preciso conhecê-la. Nossos alunos atualmente vêm sofrendo uma rejeição nas atitudes de leitura e escrita, sem estimulo vem problematizando uma grande dificuldade de interpretação nas resoluções de problemas. Devemos mudar esse quadro com atitudes positivas para melhor conhecimento e formação de conceitos e aprendizagem da Matemática.
O Teorema de Pitágoras considera quatro graus de sabedoria: aritmética, música, geometria e esférica (astronomia). Podemos aplica-lo em diversas atividades matemáticas na contribuição da resolução de problemas usando os quatro graus de sabedoria. Uma atividade bem tratada no ensino fundamental é um alicerce para as relações trigonométricas no ensino médio.
Objetivo:
Contribuir para um pensamento organizado de leitura e interpretação envolvendo relações métricas do triângulo retângulo, elaborar argumentos lógicos e colocar em ação os conceitos matemáticos adquiridos através das narrativas apresentadas na resolução de problemas.
Conteúdo:    Teorema de Pitágoras.

MAPA PLANO DE AULA



Habilidades: H36. Resolver problemas em diferentes contextos que envolvem as relações métricas do triangulo retângulo (Teorema de Pitágoras).
Série: 8ª série/9º ano.
Grupo II – Competências para realizar.
Tempo previsto: 2 semanas.
Recursos:
Giz, lousa, papel quadriculado, borracha, caderno, esquadro, transferidor, compasso, régua, figuras de objeto do cotidiano.
Metodologia:
Os alunos terão em mãos o livro paradidático ‘Descobrindo o Teorema de Pitágoras’, deverão construir em papel quadriculado as orientações do professor e do livro: primeiro bate-papo. Desenvolveram um quebra cabeça observando as partes que compõe as frações e os decimais  correspondentes, farão observações dos ângulos e arestas, localização dessa figura na natureza e objetos do cotidiano, desenvolverão  atividades de modo a visualizar o teorema e os números patagônicos, área das figuras e diagonal do quadrado. O livro trás uma narrativa agradável e didática, onde serão avaliados continuamente durante todo o processo.

Etapa 1: Problematização/Contextualização.
  •  Vocês conhecem uma porteira?
  • Como é sua estrutura?
  • (Interpretar a figura e realizar a leitura);
  •  Desenhe no quadro e caderno;
  •  Discussão do desenho (observação dos detalhes da construção);
  • Porque existe a barra transversal nessa porteira?
Etapa 2: Levantamento dos conhecimentos prévios e concepções espontâneas.
  •  Vocês identificam alguma figura geométrica? Qual? E sua área?
  • Vocês identificam algum ângulo? Qual?
  • Qual tipo de triangulo vocês visualizam?
Etapa 3: Desenvolvimento Metodológico

Triangulo retângulo: classificação dos lados e ângulos.

     Experiências Matemáticas:
  • Construir quadrados sobre os lados do triangulo retângulo;
  • Calcular a área deles;
  • Definição do Teorema de Pitágoras;
  • Desenvolvimento do Teorema de Pitágoras, com resolução de problemas e exercícios.
Etapa 4: Avaliação
  • Avaliação continua de observação a partir de tarefas e atividades em sala de aula;
  •  Avaliação dissertativa/objetiva.
Recuperação:
A recuperação será continua e paralela.

Referência Bibliográfica:
Imenes, L.M., Descobrindo o Teorema de Pitágoras. Spione, 1992.São Paulo SP. 

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