INTRODUÇÃO
Quando
o professor conduz o aluno a uma situação de aprendizagem, esse deve articular
seus pensamentos a buscar conceitos geométricos adquiridos e organizá-los para
compreender novas informações. Segundo PCN’s, o aluno deve adquirir uma
articulação entre o espaço físico, as figuras geométricas e as representações
gráficas. Portanto, o aluno deve buscar uma relação dos conhecimentos
adquiridos nos ciclos anteriores das atividades geométricas concretas e lúdicas
realizadas e fazer comparações da representação do objeto e suas propriedades
que os envolva, levando-os para o ciclo mais avançado. Assim, deixamos aqui o
cuidado de validar um conhecimento matemático seguindo um mapa do plano de aula
em espiral até o Teorema de Pitágoras. Apresentado no conteúdo do 9º ano/8ª série,
organizamos as aulas da seguinte maneira:
Etapa 1:
Problematização/Contextualização;
Etapa 2:
Levantamento dos conhecimentos prévios e concepções espontâneas;
Etapa 3:
Desenvolvimento Metodológico;
Etapa 4: Avaliação.
Com
esse plano, atendemos a aprendizagem do aluno e a formação dos conceitos no
ciclo II-9ºanos/8ªsérie do Ensino Fundamental. Ele também faz parte do Curso
de Formação de Professores
vinculados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando atender uma
etapa do terceiro módulo: Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de
Professores de Matemática.
PLANO DE AULA
Sequência
Didática Questão 32, ENEM 2006
Tema:
Grandezas e Medidas/proporcionalidade.
Justificativas:
Há quem não veja a Matemática com
bons olhos, mas quando se depara com uma
leitura e nela existem incógnitas, xaradas, problemas que só a Matemática pode
resolver é preciso conhecê-la. Nossos alunos atualmente vêm sofrendo uma
rejeição nas atitudes de leitura e escrita, sem estimulo vem problematizando
uma grande dificuldade de interpretação nas resoluções de problemas. Devemos
mudar esse quadro com atitudes positivas para melhor conhecimento e formação de
conceitos e aprendizagem da Matemática.
O Teorema de Pitágoras considera
quatro graus de sabedoria: aritmética, música, geometria e esférica
(astronomia). Podemos aplica-lo em diversas atividades matemáticas na
contribuição da resolução de problemas usando os quatro graus de sabedoria. Uma
atividade bem tratada no ensino fundamental é um alicerce para as relações
trigonométricas no ensino médio.
Objetivo:
Contribuir para um pensamento
organizado de leitura e interpretação envolvendo relações métricas do triângulo
retângulo, elaborar argumentos lógicos e colocar em ação os conceitos
matemáticos adquiridos através das narrativas apresentadas na resolução de
problemas.
Conteúdo: Teorema de Pitágoras.
MAPA PLANO DE AULA
Habilidades: H36. Resolver problemas em diferentes contextos
que envolvem as relações métricas do triangulo retângulo (Teorema de
Pitágoras).
Série: 8ª série/9º ano.
Grupo II – Competências para realizar.
Tempo previsto: 2 semanas.
Recursos:
Giz, lousa, papel quadriculado, borracha, caderno, esquadro, transferidor, compasso, régua, figuras de objeto do cotidiano.
Giz, lousa, papel quadriculado, borracha, caderno, esquadro, transferidor, compasso, régua, figuras de objeto do cotidiano.
Metodologia:
Os alunos terão em mãos o livro paradidático ‘Descobrindo o
Teorema de Pitágoras’, deverão construir em papel quadriculado as orientações
do professor e do livro: primeiro bate-papo. Desenvolveram um quebra cabeça
observando as partes que compõe as frações e os decimais correspondentes, farão observações dos
ângulos e arestas, localização dessa figura na natureza e objetos do cotidiano,
desenvolverão atividades de modo a
visualizar o teorema e os números patagônicos, área das figuras e diagonal do
quadrado. O livro trás uma narrativa agradável e didática, onde serão avaliados
continuamente durante todo o processo.
Etapa 1: Problematização/Contextualização.
- Vocês conhecem uma porteira?
- Como é sua estrutura?
- (Interpretar a figura e realizar a leitura);
- Desenhe no quadro e caderno;
- Discussão do desenho (observação dos detalhes da construção);
- Porque existe a barra transversal nessa porteira?
Etapa 2: Levantamento dos conhecimentos prévios e concepções
espontâneas.
- Vocês identificam alguma figura geométrica? Qual? E sua área?
- Vocês identificam algum ângulo? Qual?
- Qual tipo de triangulo vocês visualizam?
Etapa 3: Desenvolvimento Metodológico
Triangulo retângulo: classificação dos lados e ângulos.
Experiências
Matemáticas:
- Construir quadrados sobre os lados do triangulo retângulo;
- Calcular a área deles;
- Definição do Teorema de Pitágoras;
- Desenvolvimento do Teorema de Pitágoras, com resolução de problemas e exercícios.
Etapa 4: Avaliação
- Avaliação continua de observação a partir de tarefas e atividades em sala de aula;
- Avaliação dissertativa/objetiva.
Recuperação:
A recuperação será continua e paralela.
Referência Bibliográfica:
Imenes, L.M., Descobrindo o Teorema de Pitágoras.
Spione, 1992.São Paulo SP.
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